A Importância do Pós-Venda como Ferramenta na Expansão dos Negócios

Conteúdo do Post

Você já deve ter ouvido falar da lei de Pareto 80/20, certo? 

Alguns exemplos da aplicação desta lei: 80% das vezes você utiliza as mesmas roupas e as demais peças do seu armário são utilizadas no máximo 20% das vezes

Você compra um sapato novo, porém, continua usando o antigo na maior parte do tempo. Já percebeu isso?

Legal esta lei de Pareto. Mas o que tem a ver com pós-venda? Tem a ver que muitas empresas gastam 80% do seu tempo buscando por novos clientes e só 20% oferecendo novos produtos para os clientes atuais. Pior ainda: outras empresas praticamente deixam seus clientes esquecidos, sem atenção.

Acompanhe também o artigo: Curso de Negociação e Vendas + PNL em Blumenau

A Importância do Pós-Venda para Expansão dos Negócios - Altiva Brasil
A Importância do Pós-Venda para Expansão dos Negócios – Altiva Brasil

A importância do pós-venda

Esta falta de cuidado para com os clientes que já são da casa tem um ônus elevado para as empresas. Aqui vamos utilizar a lei de Pareto novamente. Gasta-se 80% dos recursos financeiros destinados às mídias e demais ações trazendo apenas 20% de novos clientes, isso se o desempenho das ações surtir efeito. Caso contrário, é dinheiro jogado fora.

O custo para captação de um novo cliente é muito maior do que o custo para manter um cliente atual. Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, dizia: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. Este é o ponto onde muitas empresas e vendedores falham, em não fazer um pós-venda efetivo. Se você deseja aprender a fazê-lo, inscreva-se no Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau da Altiva Brasil.

Qual a importância do Pós-Venda?
Qual a importância do Pós-Venda?

Como ganhar mais com os mesmos clientes

Você já sabe que os clientes atuais tendem a gerar mais receitas do que os leads que ainda não são clientes. Afinal, você não precisa mais provar nada a eles e as chances de fechar mais negócios são maiores. Inclusive, o investimento é menor.

Por isso, veja três ideias de como ganhar mais com os mesmos clientes da sua carteira, investindo em ações estratégicas.

A importância do Pós-Venda

Use Pareto 80/20 nas ações de marketing

Já que 20% de seus clientes trazem 80% dos resultados financeiros, isso deve ser aplicado também nas ações de marketing. Por isso, use o Pareto 80/20 para definir as suas ações de mídia de maneira estratégica: 80% da verba para manter e vender novamente aos mesmos clientes e 20% para atrair novos clientes.

É claro que o objetivo não é simplesmente “deixar de lado” a captação de novos clientes. No entanto, já vimos que as ações estratégicas voltadas para os clientes atuais tendem a surtir muitos resultados positivos. Você não vai parar de investir em novos clientes, mas sim, vai investir racionalmente.

Leia também o artigo: SPIN – Conheça a Necessidade do seu Cliente sem Perguntar Diretamente a Ele!

Trabalhe e-mail marketing e WhatsApp

Outra ótima estratégia que você pode abordar para conquistar mais vendas com os clientes que você já tem, é trabalhar o e-mail marketing ou mesmo o WhatsApp. Isto é, você vai captar contatos e informações para construir um perfil adequado de seus clientes e depois trabalhar o relacionamento com eles.

Envie cupons de desconto personalizados, promoções exclusivas, acessos adiantados e outras estratégias de marketing que você deseja criar. E o melhor é que, para realizar essas ações, você tem um custo muito reduzido!

Para saber mais, leia o artigo: Técnica PAREP: O que é e para que serve? Feche Vendas Rapidamente!

Como ganhar mais com os mesmos clientes fazendo pós-venda?
Como ganhar mais com os mesmos clientes fazendo pós-venda?

Esteja disponível e se coloque à disposição

E ainda, esteja sempre disponível. Isto é, mostre-se sempre disponível para seus clientes atuais, mesmo que você não sinta que isso seja necessário. Por exemplo, diga um “oi” no dia a dia, mesmo que você não queira vender nada.

Afinal, desta forma, os clientes atuais percebem que você está presente para ajudar – e não apenas para vender. Criar relacionamento e ficar “na mente” de seus clientes é muito importante para que eles sempre lembrem de você para quando precisarem de algo.

Lembre-se: 80% das suas vendas vem de 20% dos seus clientes que já estão fidelizados.

Vendas é relacionamento

Sim… Vendas é relacionamento! Usando os gatilhos mentais para vendas, invista no bom relacionamento pós-venda.

Não apareça só na hora de oferecer produtos ou serviços. De vez em quando apareça dizendo um “oi”, se colocando à disposição.

Use também o telefone como canal de relacionamento. Mas por favor, não coloque um robô ou uma pessoa que se parece com um robô para falar com humanos. Saiba o que falar e como falar no telefone com o seu cliente. Temos um artigo chamado 10 Técnicas de Vendas por Telefone explicando como ser bem sucedido ao falar com o seu cliente ao telefone.

Portanto, invista sua força maior em clientes fidelizados. Você não precisa provar mais nada para eles. Eles já lhe conhecem, sabem das qualidades dos seus produtos e da sua empresa. E melhor ainda: o investimento é muito baixo!

Estimo muito sucesso e ótimas vendas!

Antonio Carlos Cardoso

CEO Altiva Brasil Soluções em Treinamentos

A importância do Pós-Venda
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest