Ouço muitas pessoas reclamando que os seus negócios não vão bem. Colocam a culpa no Governo, nos clientes, na economia, entre outras desculpas. Quando lhes pergunto o que têm feito para mudar esse quadro a resposta é sempre a mesma: “não há nada a fazer, não depende de mim”. Não me leve a mal: depende muito de você!
Mas o que você e eu podemos fazer para mudar esse quadro? Nos capacitarmos para aprender a lidar com esta nova realidade, onde os vendedores ainda não aprenderam a lidar com estes novos meios de comunicação com os clientes.
Por isso, neste artigo, eu quero te ajudar a entender mais sobre o assunto. Se as vendas estão baixas, o que fazer para melhorá-las? Reaprender a vender é o primeiro passo. Por isso, continue lendo para saber mais.
Leia também o artigo: A importância do pós-venda como ferramenta na expansão dos negócios
Como reaprender a vender quando as vendas estão baixas
Até pouco tempo atrás, só tínhamos o telefone e as visitas pessoais como formas de contactar um lead. Agora temos WhatsApp, messenger, Telegram, e-mail e outros que talvez eu não tenha citado aqui.
E qual é o problema que os vendedores enfrentam com essas tecnologias? Na verdade, os problemas são vários. Afinal, é preciso reaprender como entrar em contato e conversar com as pessoas, usando a tecnologia.
Além disso, tem outras questões, como o delay entre uma mensagem e outra (tempo), o afastamento do contato direto cada vez maior entre o vendedor e cliente e por aí vai.
Mas como podemos melhor utilizar essas novas tecnologias? Vamos a algumas dicas:
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Prefira as visitas pessoais ou o telefone
Embora o WhatsApp e outras ferramentas de mensagens instantâneas estejam aqui para nos ajudar, ainda assim, é bacana que você tente agendar visitas ou mesmo ligações com o seu lead.
Afinal, é nesse momento que é possível criar um laço maior. E, inclusive, vendas é relacionamento, portanto, se relacionar bem com o lead é importantíssimo para garantir que haja uma condução racional sobre o processo de vendas.
Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo: Boas Práticas de um Profissional de Vendas nas Redes Sociais
Mande mensagens de áudio, mas coloque entusiasmo
As mensagens de áudio, hoje, são as “queridinhas” das conversas via aplicativos de mensagens. Por isso, você também pode fazer o uso dessa ferramenta. No entanto, é preciso colocar entusiasmo para que o seu lead também entre no clima que você quer criar.
Mas lembre-se: antes de sair mandando mensagens de áudio, peça permissão ao seu prospect. Pois, muitas vezes, ele não está em um local ideal para ouvir áudios e mensagens de texto seriam mais viáveis.
Fale em termos que interessa a outra pessoa
Vender é se relacionar. E se relacionar, é falar sobre assuntos que geram interesse genuíno na outra pessoa. Por isso, busque falar em termos que realmente geram interesse no prospect que você está querendo oficializar uma venda. Isso vai gerar uma ótima conexão e a conversa vai ser mais fluida e natural.
Você pode usar, até mesmo, técnicas de venda, como a SPIN ou a PAREP para criar um fluxo de conversa que gera interesse na outra pessoa.
Seja simpático e amável
Essa é uma dica que nem precisa de explicação, não é mesmo? Afinal, ser simpático e amável é importantíssimo para garantir que o outro lado se aproxime e não veja você, vendedor, como uma ameaça ou alguém que quer somente empurrar produtos.
Aprenda essas e outras dicas de vendas no Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau, da Altiva Brasil.
Não negocie somente WhatsApp
O WhatsApp é uma ótima ferramenta de vendas. No entanto, você pode expandir as suas possibilidades, trazendo o lead para ainda mais perto de você. Marque reuniões, peça para ligar e tente se aproximar da outra pessoa de maneira ainda mais genuína e humanizada.
Aplique estas dicas em seus negócios e ótimas vendas!