Atendimento e Vendas por Telefone: 18 Dicas Primordiais

Conteúdo do Post
Atendimento e Vendas por Telefone

Para fazer um bom atendimento e vendas por telefone é preciso entender quem está do outro lado da linha e então utilizar alguma técnica de vendas para conduzir o lead até uma compra.

No entanto, é preciso lembrar que, quanto mais engessada for a ligação, mais robótica ela será e menos chances de fechar você vai ter. Considere cada ligação única e cada lead único.

Neste artigo, a Altiva vai te ajudar a colocar isso em prática, com 18 dicas de atendimento e vendas por telefone.

Leia também o artigo: 15 Dicas de Controle Emocional para Vendedores

18 dicas de como fazer um bom atendimento e vendas por telefone

Aprender como vender por telefone é muito importante para a grande maioria dos departamentos de vendas. Afinal, o telefone é um canal poderoso e que, muitas vezes, é subestimado.

Atendimento e vendas por telefone
Atendimento e vendas por telefone

Com a didática correta e uma sequência lógica na conversa, é possível fazer um bom atendimento e vendas por telefone e fechar mais clientes.

Abaixo, veja 18 dicas de como melhorar a sua performance:

  1. Conheça a sua persona/público-alvo;
  2. Pergunte o nome da pessoa;
  3. Construa empatia durante a ligação;
  4. Treine os seus ouvidos;
  5. Utilize alguma técnica de vendas (PAREP ou SPIN);
  6. Faça as perguntas certas;
  7. Demonstre interesse em ajudar o cliente;
  8. Saiba quebrar objeções de maneira natural;
  9. Seja ágil e mostre intimidade com o assunto;
  10. Tom de voz, linguagem, dicção e gírias;
  11. Tenha paciência;
  12. Seja gentil;
  13. Use gatilhos mentais;
  14. Aproveite o histórico de ligações/compras/interesse;
  15. Não interrompa o cliente;
  16. Foco total: não faça outra tarefa enquanto fala com o cliente;
  17. Faça o cliente se sentir protegido e compreendido;
  18. Não venda um produto, mas sim, uma solução.

Continue lendo para ver as dicas em detalhes de como abordar um cliente por telefone.

1- Conheça a sua persona/público-alvo

Em uma ligação de vendas, não há nada mais importante do que, já no início, você identificar o lead, ou seja, entender quem está do outro lado da linha para agir de maneira adequada.

2- Pergunte o nome da pessoa

As pessoas gostam de ouvir o próprio nome. Isso traz proximidade e gera conexão. Portanto, uma das primeiras coisas que você deve fazer em uma ligação é perguntar o nome da pessoa e usá-la muito durante a ligação.

Aprenda a gerar conexão com o seu lead durante a venda, inscreva-se no Curso de Vendas por Telefone em Blumenau da Altiva Brasil.

3- Construa empatia durante a ligação

A empatia traz proximidade. Por isso, se coloque no lugar da pessoa que você está conversando. Saiba ouvir, entenda o que ela tem a dizer e mostre que você está do lado dela, entendendo a situação.

Leia também o artigo: 10 Técnicas de Vendas por Telefone

18 dicas de como fazer um bom atendimento e vendas por telefone
18 dicas de como fazer um bom atendimento e vendas por telefone

4- Treine os seus ouvidos

Ter a habilidade de ouvir mais do que falar é algo muito rentável, já que ao ouvir você poderá “pescar” informações importantes e usá-las a seu favor durante um atendimento e vendas por telefone. Especialmente para colocar a empatia em prática.

5- Utilize alguma técnica de vendas (PAREP ou SPIN)

Nós temos artigos te ensinando como usar a técnica SPIN e a técnica PAREP que, basicamente, constroem um enredo estratégico para você fazer um bom atendimento e vendas por telefone. Utilize-as em suas abordagens.

Atendimento e Vendas por Telefone

6- Faça as perguntas certas

Aprender a perguntar é uma habilidade incrível. Afinal, com as perguntas certas, você vai ter as respostas que espera. Por isso, para fazer vendas por telefone, é preciso construir um ambiente amigável e confortável para o lead. Use as respostas dele para construir a sua argumentação.

7- Demonstre interesse em ajudar o cliente

As pessoas gostam de ser ajudadas em alguma situação complicada ou complexa. Por isso, demonstre interesse em ajudar o seu cliente durante a ligação. Lembre-se que o seu produto é uma solução de problema, e não apenas um produto.

8- Saiba quebrar objeções de maneira natural

Todas as ligações vão ter objeções. E você precisa saber quebrá-las de maneira natural e com autoridade, já que o cliente sempre vai estar armado para dizer não.

Quer saber como quebrar objeções durante a venda por telefone? Faça o Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau da Altiva Brasil.

Para um bom atendimento e vendas por telefone faça as perguntas certas
Para um bom atendimento e vendas por telefone faça as perguntas certas

9- Seja ágil e mostre intimidade com o assunto

Ser ágil é uma regra de ouro em qualquer ligação, já que o cliente não gosta de ficar esperando na linha. E mostrar intimidade com o assunto, faz com que o lead se sinta muito mais amparado, já que ele sente que pode confiar em você.

10- Tom de voz, linguagem, dicção e gírias

Adeque o seu tom de voz e linguagem de acordo com o perfil do cliente que você está atendendo. Filtre a linguagem que a pessoa está usando e use um tom parecido. Isso vai gerar conexão.

Leia também o artigo: Como Abordar um Cliente por Telefone? Feche mais Vendas por Ligações!

11- Tenha paciência

Paciência é uma virtude. Essa é uma soft skill muito importante que você deve desenvolver para atender bem os leads que chegam para você. Não demonstre pressa ou arrogância. Cada lead é único.

12- Seja gentil

Ser gentil é outra soft skill esperada por qualquer lead que esteja na linha com você.

13- Use gatilhos mentais

Em um atendimento e vendas por telefone, você pode explorar muitos gatilhos mentais interessantes. Alguns já foram citados aqui e outros você pode ver neste artigo sobre gatilhos da persuasão.

14- Aproveite o histórico de ligações/compras/interesse

Se você tiver essas informações dentro do seu software de gestão ou CRM, utilize-as durante a ligação. Isso vai te ajudar a montar uma estratégia interessante de vendas.

15- Não interrompa o cliente

Mesmo que seja para respondê-lo, deixe-o terminar a frase ou pergunta. É muito importante que você coloque o cliente em uma situação de importância na ligação. Ou seja, o que ele diz, precisa ser levado a sério.

Para ter sucesso ao vender por telefone, matricule-se já no Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau da Altiva Brasil.

Como ter sucesso em atendimento e vendas por telefone?
Como ter sucesso em atendimento e vendas por telefone?

16- Foco total: não faça outra tarefa enquanto fala com o cliente

Se o cliente perceber que você está ocupado com outra coisa, ele pode facilmente desistir e colocar ainda mais empecilhos na relação. Por isso, mantenha o foco total no cliente e na ligação!

17- Faça o cliente se sentir protegido e compreendido

Quanto mais você conseguir deixar o seu cliente confortável na ligação, melhor. Afinal, isso vai gerar confiança em você. Portanto, diga coisas que o deixem protegido e compreendido. E empatia ajuda muito nessa hora!

18- Não venda um produto, mas sim, uma solução

E por fim, lembre-se: você não está vendendo produtos. Mas sim, soluções. Por isso, exalte os benefícios da sua solução na vida do seu cliente, e não os recursos que o seu produto tem para ser o melhor do mercado. Conheça também o nosso Curso de vendas por telefone em Blumenau e maximize os seus fechamentos!

Atendimento e Vendas por Telefone
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest