Para fazer um bom atendimento e vendas por telefone é preciso entender quem está do outro lado da linha e então utilizar alguma técnica de vendas para conduzir o lead até uma compra.
No entanto, é preciso lembrar que, quanto mais engessada for a ligação, mais robótica ela será e menos chances de fechar você vai ter. Considere cada ligação única e cada lead único.
Neste artigo, a Altiva vai te ajudar a colocar isso em prática, com 18 dicas de atendimento e vendas por telefone.
Leia também o artigo: 15 Dicas de Controle Emocional para Vendedores
18 dicas de como fazer um bom atendimento e vendas por telefone
Aprender como vender por telefone é muito importante para a grande maioria dos departamentos de vendas. Afinal, o telefone é um canal poderoso e que, muitas vezes, é subestimado.
Com a didática correta e uma sequência lógica na conversa, é possível fazer um bom atendimento e vendas por telefone e fechar mais clientes.
Abaixo, veja 18 dicas de como melhorar a sua performance:
- Conheça a sua persona/público-alvo;
- Pergunte o nome da pessoa;
- Construa empatia durante a ligação;
- Treine os seus ouvidos;
- Utilize alguma técnica de vendas (PAREP ou SPIN);
- Faça as perguntas certas;
- Demonstre interesse em ajudar o cliente;
- Saiba quebrar objeções de maneira natural;
- Seja ágil e mostre intimidade com o assunto;
- Tom de voz, linguagem, dicção e gírias;
- Tenha paciência;
- Seja gentil;
- Use gatilhos mentais;
- Aproveite o histórico de ligações/compras/interesse;
- Não interrompa o cliente;
- Foco total: não faça outra tarefa enquanto fala com o cliente;
- Faça o cliente se sentir protegido e compreendido;
- Não venda um produto, mas sim, uma solução.
Continue lendo para ver as dicas em detalhes de como abordar um cliente por telefone.
1- Conheça a sua persona/público-alvo
Em uma ligação de vendas, não há nada mais importante do que, já no início, você identificar o lead, ou seja, entender quem está do outro lado da linha para agir de maneira adequada.
2- Pergunte o nome da pessoa
As pessoas gostam de ouvir o próprio nome. Isso traz proximidade e gera conexão. Portanto, uma das primeiras coisas que você deve fazer em uma ligação é perguntar o nome da pessoa e usá-la muito durante a ligação.
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3- Construa empatia durante a ligação
A empatia traz proximidade. Por isso, se coloque no lugar da pessoa que você está conversando. Saiba ouvir, entenda o que ela tem a dizer e mostre que você está do lado dela, entendendo a situação.
Leia também o artigo: 10 Técnicas de Vendas por Telefone
4- Treine os seus ouvidos
Ter a habilidade de ouvir mais do que falar é algo muito rentável, já que ao ouvir você poderá “pescar” informações importantes e usá-las a seu favor durante um atendimento e vendas por telefone. Especialmente para colocar a empatia em prática.
5- Utilize alguma técnica de vendas (PAREP ou SPIN)
Nós temos artigos te ensinando como usar a técnica SPIN e a técnica PAREP que, basicamente, constroem um enredo estratégico para você fazer um bom atendimento e vendas por telefone. Utilize-as em suas abordagens.
6- Faça as perguntas certas
Aprender a perguntar é uma habilidade incrível. Afinal, com as perguntas certas, você vai ter as respostas que espera. Por isso, para fazer vendas por telefone, é preciso construir um ambiente amigável e confortável para o lead. Use as respostas dele para construir a sua argumentação.
7- Demonstre interesse em ajudar o cliente
As pessoas gostam de ser ajudadas em alguma situação complicada ou complexa. Por isso, demonstre interesse em ajudar o seu cliente durante a ligação. Lembre-se que o seu produto é uma solução de problema, e não apenas um produto.
8- Saiba quebrar objeções de maneira natural
Todas as ligações vão ter objeções. E você precisa saber quebrá-las de maneira natural e com autoridade, já que o cliente sempre vai estar armado para dizer não.
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9- Seja ágil e mostre intimidade com o assunto
Ser ágil é uma regra de ouro em qualquer ligação, já que o cliente não gosta de ficar esperando na linha. E mostrar intimidade com o assunto, faz com que o lead se sinta muito mais amparado, já que ele sente que pode confiar em você.
10- Tom de voz, linguagem, dicção e gírias
Adeque o seu tom de voz e linguagem de acordo com o perfil do cliente que você está atendendo. Filtre a linguagem que a pessoa está usando e use um tom parecido. Isso vai gerar conexão.
Leia também o artigo: Como Abordar um Cliente por Telefone? Feche mais Vendas por Ligações!
11- Tenha paciência
Paciência é uma virtude. Essa é uma soft skill muito importante que você deve desenvolver para atender bem os leads que chegam para você. Não demonstre pressa ou arrogância. Cada lead é único.
12- Seja gentil
Ser gentil é outra soft skill esperada por qualquer lead que esteja na linha com você.
13- Use gatilhos mentais
Em um atendimento e vendas por telefone, você pode explorar muitos gatilhos mentais interessantes. Alguns já foram citados aqui e outros você pode ver neste artigo sobre gatilhos da persuasão.
14- Aproveite o histórico de ligações/compras/interesse
Se você tiver essas informações dentro do seu software de gestão ou CRM, utilize-as durante a ligação. Isso vai te ajudar a montar uma estratégia interessante de vendas.
15- Não interrompa o cliente
Mesmo que seja para respondê-lo, deixe-o terminar a frase ou pergunta. É muito importante que você coloque o cliente em uma situação de importância na ligação. Ou seja, o que ele diz, precisa ser levado a sério.
Para ter sucesso ao vender por telefone, matricule-se já no Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau da Altiva Brasil.
16- Foco total: não faça outra tarefa enquanto fala com o cliente
Se o cliente perceber que você está ocupado com outra coisa, ele pode facilmente desistir e colocar ainda mais empecilhos na relação. Por isso, mantenha o foco total no cliente e na ligação!
17- Faça o cliente se sentir protegido e compreendido
Quanto mais você conseguir deixar o seu cliente confortável na ligação, melhor. Afinal, isso vai gerar confiança em você. Portanto, diga coisas que o deixem protegido e compreendido. E empatia ajuda muito nessa hora!
18- Não venda um produto, mas sim, uma solução
E por fim, lembre-se: você não está vendendo produtos. Mas sim, soluções. Por isso, exalte os benefícios da sua solução na vida do seu cliente, e não os recursos que o seu produto tem para ser o melhor do mercado. Conheça também o nosso Curso de vendas por telefone em Blumenau e maximize os seus fechamentos!