Montar um script de vendas por telefone parece uma tarefa muito difícil para você? Não sabe como incentivar as vendas da sua equipe com esse tipo de estratégia? Então não deixe de conferir o material que preparamos para você!
Nele você encontrará uma série de dicas e sugestões que poderão fazer a diferença na hora de fechar as suas vendas por telefone. Confira!
Como montar o seu script de vendas por telefone
Para montar um script de vendas por telefone é preciso considerar fatores como:
- Público-alvo;
- Benefícios do produto;
- Necessidades do potencial cliente;
- Linguagem adequada;
- Entre outros.
Por isso, um estudo aprofundado, tanto do produto, quanto do cliente, faz toda a diferença no resultado. Abaixo trouxemos algumas ideias que podem lhe ajudar nesse processo:
Veja também o artigo 10 Técnicas de Vendas por Telefone e aprofunde os seus estudos.
1. Conheça bem o seu público-alvo
O seu público-alvo precisa ser analisado com muito cuidado. Você necessita se aprofundar nele, visando conhecer um pouco mais sobre os seus potenciais clientes.
Afinal, como seria possível abordar o seu público sem conhecê-lo de verdade?
Portanto, faça um levantamento do seu público-alvo e comece a mapear as principais características desse grupo.
Para aprender a identificar o seu público-alvo, faça o Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau da Altiva Brasil.
2. Alinhe a linguagem para o público
Ao compreender quem realmente faz parte do seu público-alvo, verifique a linguagem que pode ser mais adequada para o seu script de vendas por telefone.
Quais são as expressões mais usadas pelos seus potenciais clientes? Qual é o nível de escolarização do grupo? De qual maneira você pode se comunicar com eles, de uma forma mais próxima?
Analise isso com cuidado, para não correr o risco de parecer uma pessoa “fria” ao falar do produto ou serviço que você deseja oferecer.
3. Crie um roteiro que apresente os benefícios do seu produto
O seu script de vendas por telefone precisa apresentar os benefícios do seu produto, obviamente.
Porém, cuidado com aqueles benefícios rasos e que agregam pouco na vida da pessoa! Por exemplo, apenas dizer que o seu produto X é o melhor do mercado pode não significar nada para quem o ouve.
Agora, dizer por que o seu produto é o melhor, ou seja, qual é a vantagem real que ele possui, e os demais do mercado não, aí sim é um caminho a ser seguido.
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Lembre-se de sempre roteirizar benefícios que realmente podem fazer a diferença na vida da pessoa. Encher o seu produto de adjetivos sem “provas” é algo que pode não agregar valor na hora de vender o seu produto via telefone.
4. Foque no seu cliente
O foco na hora de desenvolver o seu script de vendas por telefone é o seu cliente. Cuidado para não projetar toda a sua atenção na descrição do produto.
Embora conhecer bem o seu produto seja algo relevante, ainda assim é preciso saber alinhar o que você vende com o seu cliente.
Por exemplo, se você vende produtos de limpeza que aceleram a limpeza doméstica, não diga apenas que o produto agiliza a limpeza, mas sim, diga que o produto oferece mais tempo livre para quem o usa.
Percebe a diferença na hora de abordar o benefício? O foco precisa estar no cliente, e não apenas no produto.
Assim, a conexão fica mais “quente”, e não tão “fria” como acontece quando apenas listamos as vantagens do produto, sem levar em conta se o que estamos falando faz sentido para quem nos ouve.
Para ter sucesso nas vendas por telefone, é necessário uma excelente capacitação. A Altiva Brasil oferece o Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau. Se inscreva e torne-se um profissional altamente requisitado no mercado.
5. Crie perguntas que ajudem a conhecer melhor quem está do outro lado
Quando estiver desenvolvendo o seu script de vendas por telefone, considere elencar perguntas que possam ajudar a conhecer melhor o outro que está lhe ouvindo.
Por exemplo, ainda considerando a ideia de venda de produtos de limpeza, uma pergunta que poderia ser válida é com relação à forma como a pessoa costuma limpar a casa.
Conhecer um pouco mais sobre cada cliente, com perguntas que induzam uma conversa mais persuasiva, é um caminho muito promissor.
Se você quer apresentar um benefício X no seu roteiro, certifique-se de fazer uma pergunta antes dele, para saber se esse benefício em específico irá despertar o interesse da pessoa.
Exemplo:
- Fulano, você costuma gastar muito tempo com a faxina da sua casa?
- Sim.
- Entendo! E se eu lhe dissesse que este produto permite que você tenha mais tempo livre e descanso, ao invés de investir horas e horas na limpeza?
Obviamente, esse é apenas um exemplo superficial para que você compreenda a importância das perguntas certas.
Veja também o artigo 12 Técnicas de Oratória para melhorar a sua Comunicação Persuasiva e aprenda a se comunicar da maneira certa no momento da venda.
6. Faça um levantamento das principais objeções e quebre-as
À medida que você for montando o seu script de vendas por telefone, analise quais são as potenciais objeções que possam surgir no meio do caminho.
É algo relacionado ao preço? À forma de uso? À falta de conhecimento sobre o produto? Verifique isso com muita atenção, para que, no seu roteiro, você inclua considerações importantes sobre cada uma dessas objeções, visando quebrá-las antes e depois de surgirem na conversa com o potencial cliente.
7. Faça um fechamento que considere gatilhos mentais
Por fim, capriche no fechamento da venda em si. Esta é a etapa que mais exige atenção no seu script de vendas por telefone. Afinal, aqui você poderá ouvir o “sim” ou o “não” do seu cliente.
Tente manter a calma e seja direto nesse ponto do seu script. Isto é, evite oferecer o produto dando muitas “voltas”, apresentando muitas informações e tornando a conversa confusa.
Você precisa ser assertivo na hora de oferecer a sua proposta, ao mesmo tempo que é claro e tira todas as dúvidas do seu cliente.
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Lembre-se ainda de que, muitas vezes, é natural que a pessoa negue em um primeiro momento. Esteja preparado para isso e faça uma nova proposta, por outro ponto de vista, que considere o que você e o seu cliente conversaram durante a chamada. Isso fará diferença.
Invista em um curso de fechamento de vendas por telefone!
Além de pensar, refletir e elaborar o seu script de vendas por telefone, considere aprimorar os seus conhecimentos com a ajuda de quem entende do assunto.
Com a Altiva Brasil você poderá desenvolver habilidades para fechar cada vez mais vendas via telefone. Tudo com base em técnicas que funcionam e promovem resultados efetivos. Saiba mais acessando a página do nosso Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau!