Se você quer aprender mais sobre controle emocional para vendedores, é preciso considerar que as emoções existem, são reais e podem ajudar ou atrapalhar em várias questões durante uma abordagem de vendas.
Em um bom curso de vendas, por exemplo, você conseguirá entender melhor e se aprofundar em como as emoções podem revolucionar as suas vendas. Inclusive, é fundamental dominá-las para que elas sejam usadas da melhor maneira possível.
Abaixo, a Altiva Brasil separou 15 dicas de controle emocional para vendedores. E depois, entenda detalhes sobre cada uma delas:
- Entenda o que são emoções.
- Saiba quais são as consequências das suas emoções.
- Use a razão para explicar emoção.
- Use técnicas de respiração.
- Trabalhe a empatia.
- Crie uma “balança mental”.
- A primeira decisão nem sempre é a correta.
- Busque por alternativas.
- Pensar positivo é importante.
- Cuidado com o piloto automático.
- Aceite que você tem um problema.
- Descanse adequadamente.
- Conheça seus clientes e suas dores.
- Cada cliente é único.
- Colha feedbacks.
Continue lendo para se aprofundar um pouco mais.
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1- Entenda o que são emoções
Antes de mais nada, é fundamental entender o que são emoções. Muitos vendedores não compreendem o real significado delas e por isso acabam tropeçando em situações que podem gerar desconforto, como as tão temidas objeções de potenciais clientes.
As emoções são reações a movimentos subjetivos do ambiente, ou seja, reações a situações que não estão no seu controle. Portanto, aprender como as emoções vão agir em situação X ou Y fará toda a diferença.
2- Saiba quais são as consequências das suas emoções
Todas as emoções trazem algum tipo de consequência. Seja positiva ou negativa. Por isso, aprender como determinadas emoções vão agir é importantíssimo para garantir o controle emocional e a reação correta. A exemplo das objeções, quando o cliente diz “não”, você simplesmente vai embora ou vai construir uma técnica que já prevê aquele “não”, para depois ir buscar o sim?
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3- Use a razão para explicar emoção
A emoção existe, é real, faz parte do ser humano e acontece de inúmeras maneiras – positivas ou negativas. Por isso, já que a emoção é uma realidade, você deve explicar racionalmente as emoções e encontrar o padrão delas. Com razão, busque explicar determinada emoção para trabalhar o seu controle. A técnica PAREP te ajuda a entender um pouco mais sobre isso.
4- Use técnicas de respiração
O controle emocional para vendedores pode esbarrar em algumas dificuldades, já que determinados sentimentos ou reações simplesmente não estão no nosso controle. Para melhorar o controle emocional, tente praticar atividades de respiração que ajudam a reorganizar seus batimentos cardíacos e o seu fluxo sanguíneo. As técnicas de respiração proporcionam uma série de benefícios para o corpo. Incluindo o controle emocional em algumas situações de estresse extremo.
5- Trabalhe a empatia
Um dos gatilhos da persuasão aplicados às vendas, é a empatia. Afinal, a empatia é a técnica de se colocar no lugar do outro, pelo menos, de maneira mental. Assim, é possível tentar entender as dores e necessidades do seu prospecto e atingir um grau de maturidade ainda maior para utilizar as melhores técnicas de vendas.
Nunca engesse o seu discurso de vendas. Sempre tente extrair o máximo de informações que você conseguir do seu prospecto e, desta forma, use a empatia para discursar algo que o prospecto queira ouvir.
6- Crie uma “balança mental”
O controle emocional para vendedores passa, muitas vezes, por um processo de equilíbrio mental, de forma a selecionar o que é importante e descartar o que não é. Nesse caso, é como se você estivesse fazendo uma “balança mental”, de forma a elencar pontos positivos, pontos negativos, entre outros critérios que você escolher para tomar uma decisão. Sempre pese as suas escolhas dessa maneira e tenha um grau muito maior de controle sobre as suas emoções.
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7- A primeira decisão nem sempre é a correta
Você já parou para pensar que o nosso cérebro está sempre em “rota de fuga” para buscar o que é mais confortável, simples, prático e rápido? Isso acontece por um simples motivo: o cérebro está o tempo todo tentando sobreviver e guardar energia para isso.
Portanto, a primeira decisão sobre determinado assunto nem sempre é a mais correta do ponto de vista racional. Não tenha medo de tomar decisões com calma. E isso envolve, por exemplo, não aceitar o primeiro “não” como resposta em um processo de vendas. Afinal, a primeira resposta do prospecto também será de defesa do cérebro para poupar energia.
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8- Busque por alternativas
O controle emocional para vendedores passa, também, por uma busca incessante por alternativas. Todo mundo tem problemas e todos os dias aparece um problema novo para resolver. Simplesmente deixar que isso vire uma bola de neve não é o mais saudável – e vai gerar um desgaste emocional muito grande. Por isso, busque alternativas. Seja criativo.
9- Pensar positivo é importante
É claro que o pensamento positivo, por si só, não vai resolver um problema ou fazer uma venda acontecer. No entanto, muitas vezes é o pensamento positivo que vai gerar aquele combustível extra que você precisa para correr atrás do “sim” em uma venda. Por isso, pense positivo. Faça força física e mental para o lado certo. Eventualmente, você chegará onde quer chegar.
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10- Cuidado com o piloto automático
O piloto automático é um verdadeiro problema em determinadas áreas. Em vendas, ele se torna uma forma de pulverizar ações e deixar passar oportunidades. Lembre-se que cada prospecto é único e precisa ser atendido com exclusividade para que se possa criar relacionamento e, consequentemente, vendas.
11- Aceite que você tem um problema
O controle emocional para vendedores passa muito pela aceitação do problema. Isto é, passar dias, semanas ou uma vida inteira negando que há um problema a ser resolvido, faz o cérebro ficar completamente oneroso emocionalmente. Por isso, aceite que há um problema para ser resolvido e faça o que você puder para resolvê-lo.
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12- Descanse adequadamente
O nosso cérebro precisa de descanso. Sem descanso, não há como garantir a sua máxima performance. Portanto, crie o hábito de ter uma boa noite de sono. Pratique exercícios e atividades relaxantes.
13- Conheça seus clientes e suas dores
Em vendas, não há nada melhor do que criar relacionamento com os clientes. Com isso, você consegue informações privilegiadas, dados importantes e muitos recursos para criar as melhores propostas de vendas para cada tipo de cliente que você tem
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14- Cada cliente é único
Não tente colocar todos os seus prospectos e clientes dentro da mesma caixinha. Para ter os melhores resultados, eles precisam ser atendidos com exclusividade. Afinal, o mesmo argumento de vendas pode não ser útil igualmente para todos.
15- Colha feedbacks
E por fim, colha feedbacks. Sem eles, você não sabe onde há margem para melhorias. Crie algum método que permita você enxergar os resultados de suas ações a nível global, e foque naquilo que está trazendo mais resultado, de modo a melhorar aquilo que tem ajustes pendentes. Veja também como o pós-venda é uma importante ferramenta de expansão dos seus negócios!
Eu te desejo sucesso!