15 Dicas de Controle Emocional para Vendedores

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Controle Emocional para Vendedores

Se você quer aprender mais sobre controle emocional para vendedores, é preciso considerar que as emoções existem, são reais e podem ajudar ou atrapalhar em várias questões durante uma abordagem de vendas.

Em um bom curso de vendas, por exemplo, você conseguirá entender melhor e se aprofundar em como as emoções podem revolucionar as suas vendas. Inclusive, é fundamental dominá-las para que elas sejam usadas da melhor maneira possível.

Abaixo, a Altiva Brasil separou 15 dicas de controle emocional para vendedores. E depois, entenda detalhes sobre cada uma delas:

  1. Entenda o que são emoções.
  2. Saiba quais são as consequências das suas emoções.
  3. Use a razão para explicar emoção.
  4. Use técnicas de respiração.
  5. Trabalhe a empatia.
  6. Crie uma “balança mental”.
  7. A primeira decisão nem sempre é a correta.
  8. Busque por alternativas.
  9. Pensar positivo é importante.
  10. Cuidado com o piloto automático.
  11. Aceite que você tem um problema.
  12. Descanse adequadamente.
  13. Conheça seus clientes e suas dores.
  14. Cada cliente é único.
  15. Colha feedbacks.

Continue lendo para se aprofundar um pouco mais.

Leia também este artigo: As vendas estão baixas? Reaprenda a vender!

15 Dicas de Controle Emocional para Vendedores
15 Dicas de Controle Emocional para Vendedores

1- Entenda o que são emoções

Antes de mais nada, é fundamental entender o que são emoções. Muitos vendedores não compreendem o real significado delas e por isso acabam tropeçando em situações que podem gerar desconforto, como as tão temidas objeções de potenciais clientes.

As emoções são reações a movimentos subjetivos do ambiente, ou seja, reações a situações que não estão no seu controle. Portanto, aprender como as emoções vão agir em situação X ou Y fará toda a diferença.

2- Saiba quais são as consequências das suas emoções

Todas as emoções trazem algum tipo de consequência. Seja positiva ou negativa. Por isso, aprender como determinadas emoções vão agir é importantíssimo para garantir o controle emocional e a reação correta. A exemplo das objeções, quando o cliente diz “não”, você simplesmente vai embora ou vai construir uma técnica que já prevê aquele “não”, para depois ir buscar o sim?

Aprofunde-se no assunto, lendo o artigo: Aprenda a controlar sua ansiedade para falar em público!

3- Use a razão para explicar emoção

A emoção existe, é real, faz parte do ser humano e acontece de inúmeras maneiras – positivas ou negativas. Por isso, já que a emoção é uma realidade, você deve explicar racionalmente as emoções e encontrar o padrão delas. Com razão, busque explicar determinada emoção para trabalhar o seu controle. A técnica PAREP te ajuda a entender um pouco mais sobre isso.

Controle Emocional para Vendedores
Entenda o que são emoções

4- Use técnicas de respiração

O controle emocional para vendedores pode esbarrar em algumas dificuldades, já que determinados sentimentos ou reações simplesmente não estão no nosso controle. Para melhorar o controle emocional, tente praticar atividades de respiração que ajudam a reorganizar seus batimentos cardíacos e o seu fluxo sanguíneo. As técnicas de respiração proporcionam uma série de benefícios para o corpo. Incluindo o controle emocional em algumas situações de estresse extremo.

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5- Trabalhe a empatia

Um dos gatilhos da persuasão aplicados às vendas, é a empatia. Afinal, a empatia é a técnica de se colocar no lugar do outro, pelo menos, de maneira mental. Assim, é possível tentar entender as dores e necessidades do seu prospecto e atingir um grau de maturidade ainda maior para utilizar as melhores técnicas de vendas.

Nunca engesse o seu discurso de vendas. Sempre tente extrair o máximo de informações que você conseguir do seu prospecto e, desta forma, use a empatia para discursar algo que o prospecto queira ouvir.

6- Crie uma “balança mental”

O controle emocional para vendedores passa, muitas vezes, por um processo de equilíbrio mental, de forma a selecionar o que é importante e descartar o que não é. Nesse caso, é como se você estivesse fazendo uma “balança mental”, de forma a elencar pontos positivos, pontos negativos, entre outros critérios que você escolher para tomar uma decisão. Sempre pese as suas escolhas dessa maneira e tenha um grau muito maior de controle sobre as suas emoções.

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Trabalhe a empatia

7- A primeira decisão nem sempre é a correta

Você já parou para pensar que o nosso cérebro está sempre em “rota de fuga” para buscar o que é mais confortável, simples, prático e rápido? Isso acontece por um simples motivo: o cérebro está o tempo todo tentando sobreviver e guardar energia para isso.

Portanto, a primeira decisão sobre determinado assunto nem sempre é a mais correta do ponto de vista racional. Não tenha medo de tomar decisões com calma. E isso envolve, por exemplo, não aceitar o primeiro “não” como resposta em um processo de vendas. Afinal, a primeira resposta do prospecto também será de defesa do cérebro para poupar energia.

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8- Busque por alternativas

O controle emocional para vendedores passa, também, por uma busca incessante por alternativas. Todo mundo tem problemas e todos os dias aparece um problema novo para resolver. Simplesmente deixar que isso vire uma bola de neve não é o mais saudável – e vai gerar um desgaste emocional muito grande. Por isso, busque alternativas. Seja criativo.

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9- Pensar positivo é importante

É claro que o pensamento positivo, por si só, não vai resolver um problema ou fazer uma venda acontecer. No entanto, muitas vezes é o pensamento positivo que vai gerar aquele combustível extra que você precisa para correr atrás do “sim” em uma venda. Por isso, pense positivo. Faça força física e mental para o lado certo. Eventualmente, você chegará onde quer chegar.

Leia o artigo: 10 Técnicas de Vendas por Telefone

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Pensar positivo é importante

10- Cuidado com o piloto automático

O piloto automático é um verdadeiro problema em determinadas áreas. Em vendas, ele se torna uma forma de pulverizar ações e deixar passar oportunidades. Lembre-se que cada prospecto é único e precisa ser atendido com exclusividade para que se possa criar relacionamento e, consequentemente, vendas.

11- Aceite que você tem um problema

O controle emocional para vendedores passa muito pela aceitação do problema. Isto é, passar dias, semanas ou uma vida inteira negando que há um problema a ser resolvido, faz o cérebro ficar completamente oneroso emocionalmente. Por isso, aceite que há um problema para ser resolvido e faça o que você puder para resolvê-lo.

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12- Descanse adequadamente

O nosso cérebro precisa de descanso. Sem descanso, não há como garantir a sua máxima performance. Portanto, crie o hábito de ter uma boa noite de sono. Pratique exercícios e atividades relaxantes.

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Descanse adequadamente

13- Conheça seus clientes e suas dores

Em vendas, não há nada melhor do que criar relacionamento com os clientes. Com isso, você consegue informações privilegiadas, dados importantes e muitos recursos para criar as melhores propostas de vendas para cada tipo de cliente que você tem

Leia também o artigo: Script de Vendas por Telefone: Veja como Montar o Seu!.

14- Cada cliente é único

Não tente colocar todos os seus prospectos e clientes dentro da mesma caixinha. Para ter os melhores resultados, eles precisam ser atendidos com exclusividade. Afinal, o mesmo argumento de vendas pode não ser útil igualmente para todos.

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Conheça o seu cliente e suas dores

15- Colha feedbacks

E por fim, colha feedbacks. Sem eles, você não sabe onde há margem para melhorias. Crie algum método que permita você enxergar os resultados de suas ações a nível global, e foque naquilo que está trazendo mais resultado, de modo a melhorar aquilo que tem ajustes pendentes. Veja também como o pós-venda é uma importante ferramenta de expansão dos seus negócios!

Eu te desejo sucesso!

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