Boas Práticas de um Profissional de Vendas nas Redes Sociais

Conteúdo do Post
BOAS PRÁTICAS DE UM “PROFISSIONAL DE VENDAS” NAS REDES SOCIAIS

As mídias sociais são um excelente local para você se relacionar com seus prospects. Nelas você consegue ver os gostos dos seus prospects e clientes. Com estas e outras informações disponíveis você consegue direcionar suas campanhas de forma mais customizada. 

Algumas características das redes sociais para entendermos como deve ser a melhor abordagem. 

  • Instagram e Facebook: Mais informal. Maior interação com a audiência. 
  • Linkedin: Mais formal com interesses bem definidos: empregos (currículo), negócios, carreira e networking.

Incluem como as boas práticas: falar de coisas boas, ser positivo. Jamais se meter em discussões acaloradas ou emitir opiniões que possam manchar sua imagem. Blogueiros e YouTubers famosos já perderam rios de dinheiro perdendo seguidores e patrocínios por se envolverem em temas controversos. Suas postagens devem contribuir com informações que ajudam na construção do ser humano.

Leia também o artigo: 10 Técnicas de Vendas por Telefone

Boas Práticas de um Profissional de Vendas nas Redes Sociais - Altiva Brasil
Boas Práticas de um Profissional de Vendas nas Redes Sociais – Altiva Brasil

Como se relacionar com prospects nas mídias sociais

Também tem outra pergunta que não quer calar: como eu me relaciono de forma direta com um futuro cliente via mídia social? Acima citamos, de forma geral, o relacionamento com as mídias sociais. Agora vamos às boas práticas de forma direta com um prospect (futuro cliente).

Continue lendo.

  1. Jamais envie mensagens diretamente para o prospect oferecendo um produto ou serviço, a menos que ele tenha lhe chamado primeiro. Se coloque no lugar da outra pessoa: de repente você recebe a mensagem de um desconhecido lhe oferecendo um produto ou serviço, como você reagiria?
  2. Quando lhe fizerem uma pergunta de forma aberta no seu post responda diretamente para a pessoa, ninguém precisa ler as informações contidas na conversa de vocês. A não ser que a resposta ajude outras pessoas também!
  3. Procure não passar preços e condições de pagamento por mensagens. Peça o telefone da pessoa e ligue. Pelo menos você terá uma chance maior de argumentar e vender. Não passar preços no “primeiro contato” se aplica também quando utilizamos o WhatsApp, Telegram, e-mail ou qualquer outro tipo de mensagem.

Em resumo, não chame as pessoas de forma direta e oferecendo produtos ou serviços. Espere ser chamado. Detalhe: esse “espere ser chamado” se aplica somente às mídias sociais. Um excelente profissional de vendas está permanentemente buscando novos negócios. Lembre-se disso!

Deseja se tornar um bom profissional na área de vendas? Conheça o Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau, da Altiva Brasil

Profissional de Vendas nas Redes Sociais

Como conseguir mais leads para vender nas mídias sociais

As mídias sociais são ótimos lugares para conseguir mais leads para as suas vendas. No entanto, é preciso fazer isso de maneira planejada. Afinal, quantidade não é qualidade – embora os algoritmos das mídias sociais muitas vezes nos fazem entender o contrário.

Lembre-se que você quer usar as mídias sociais para vender e se relacionar com leads quentes. E não para ir atrás dos famosos “números de ego”, como os likes.

Veja abaixo como conseguir mais leads para realizar vendas no médio e longo prazo:

  • Tenha um produto/serviço;
  • Produza conteúdo de valor;
  • Sempre peça algo para as pessoas.

Para se aprofundar mais no tema, leia o artigo: Gatilhos da Persuasão aplicado às vendas: Conheça alguns!

Quais são as boas práticas de um profissional de Vendas nas Redes Sociais?
Quais são as boas práticas de um profissional de Vendas nas Redes Sociais?

Tenha um produto/serviço

Os gatilhos da persuasão e várias outras técnicas de vendas ajudam a vender. No entanto, há uma coisa importantíssima que deve ser levada em consideração também: tenha um produto ou serviço de qualidade!

Esse é o primeiro passo para vender nas mídias sociais. Afinal, sem um produto ou serviço de qualidade, é difícil seguir em frente pois não há um norte indicando para onde você tem que ir.

Produza conteúdo de valor

Produzir conteúdo é o pilar central de qualquer mídia social. Afinal, é isso que faz a mídia social ir pra frente de maneira a engajar e encontrar mais pessoas com aqueles interesses. Portanto, produza conteúdo voltado ao seu produto.

E aqui está a importância de ter um produto ou serviço bem definido: é ele quem guiará seus passos para a produção de conteúdo!

Assim sendo, sempre crie um conteúdo que agregue valor de alguma maneira para as pessoas que seguem a sua empresa.

Leia também o artigo: SPIN – Conheça a Necessidade do seu Cliente sem Perguntar Diretamente a Ele!

Boas Práticas de um Profissional de Vendas nas Redes Sociais - Altiva Brasil
Como conseguir mais leads nas mídias sociais?

Sempre peça algo para as pessoas

Não tenha medo de pedir algo em troca para as pessoas que o seguem. Os famosos CTAs, ou chamadas para ação, são fundamentais para levar o lead de um lugar para o outro dentro de uma estratégia de conteúdo bem definida. Portanto, sempre peça para que as pessoas entrem em alguma lista, no seu grupo de WhatsApp ou Telegram, em uma newsletter ou o que for.

Com o tempo, você poderá trabalhar esses leads de maneira mais próxima, criando relacionamento e, posteriormente, vendas.

Estimo muito sucesso a você e excelentes vendas!

Se deseja se aprofundar mais no tema e desenvolver suas habilidades na área de vendas, entre em contato com a Altiva Brasil, e se inscreva no Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau.

Antonio Carlos Cardoso

CEO Altiva Brasil Soluções em treinamentos

Profissional de Vendas nas Redes Sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest