12 Técnicas de Oratória para Melhorar sua Comunicação Persuasiva

Conteúdo do Post
12 Técnicas para melhorar a sua Comunicação Persuasiva e Oratória - Altiva Brasil

 Técnicas de oratória garantem uma melhor apresentação de projetos, venda de ideias e muitas outras coisas. Afinal, como você sabe, a comunicação persuasiva abre portas importantíssimas na sua carreira.

Por isso, neste artigo, a Altiva Brasil vai te ajudar a entender 12 técnicas de oratória para melhorar a sua comunicação persuasiva. 

Continue lendo!

12 Técnicas de Oratória para melhorar a Comunicação Persuasiva
12 Técnicas de Oratória para melhorar a Comunicação Persuasiva

Veja 12 técnicas de oratória para melhorar a sua comunicação persuasiva

  1. Estruture a sua fala com começo, meio e fim.
  2. Conheça o seu público-alvo.
  3. Treine em frente ao espelho.
  4. Não engesse a sua apresentação.
  5. Use storytelling e envolva as pessoas.
  6. Olhe para o público durante a fala.
  7. Postura e movimentos.
  8. Domine o assunto que você está falando (sem decorar).
  9. Pausas não são um problema.
  10. Use gatilhos mentais.
  11. Acredite em você.
  12. Peça feedbacks.

Com essas técnicas de oratória a sua comunicação persuasiva vai dar um salto enorme rumo a consistência. Afinal de contas, um dos mitos falar em público ou mesmo em uma sala de reuniões é que se trata de um dom. No entanto, se trata de uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo.

A seguir, entenda mais sobre cada uma das técnicas e veja como aplicá-las no seu dia a dia para treinar.

Estruture a sua fala com começo, meio e fim

Estruturar a fala é o primeiro caminho que você precisa percorrer para começar a falar bem em público. Essa é uma técnica de oratória que precisa ser considerada, já que a sua fala precisa ter um objetivo.

Para alcançar esse objetivo, a sua fala precisa estar estruturada de maneira que ao fim do processo haja, de fato, êxito no que você busca.

O que você vai falar no começo? Quais são os ganchos do meio que levarão para o fim? Pense nisso.

Conheça o seu público-alvo

Cada público é diferente. Por mais que a sua fala seja a mesma no sentido de expor um conceito, é fundamental estudar o público para entender quais são suas maneiras, necessidades, experiências e comportamentos. Nunca use exatamente as mesmas falas ou modos de falar para públicos que não tem características parecidas. Encontre formas de explorar as diferenças de cada plateia e use isso para deixar a sua apresentação ainda mais conectiva. Se você deseja fazer um bom Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau, conheça a Altiva Brasil.

Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau - Altiva Brasil
Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau – Altiva Brasil

Treine em frente ao espelho

Você certamente já ouviu falar que, para falar em público, deve-se treinar em frente ao espelho, certo? Essa é uma técnica de oratória muito comum que ajuda os oradores a se enxergarem durante um discurso. Isso ajuda a criar mais confiança para o momento.

Afinal, de alguma forma, o seu cérebro vai se sentir mais seguro pois ele sabe como as pessoas estão lhe enxergando.

Não engesse a sua apresentação

Apresentações engessadas, densas e pesadas são características de um público que não se conectou. Por isso, é muito importante que a sua apresentação tenha uma estrutura com um objetivo, mas que possa ser flexível ao mesmo tempo.

Isto é, você pode explorar ideias que vierem a sua mente naquele momento com base em algo que você viveu nos bastidores, no caminho, um dia antes ou algo do tipo. Para aprender e dominar esse tópico, é importante fazer um bom Curso de Oratória. Na Altiva Brasil, você encontra o Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau.

Use storytelling e envolva as pessoas

A arte de contar histórias faz com que as pessoas se conectem mais e mais. Isto é, você pode tranquilamente ter a atenção das pessoas por horas e horas só pelo gancho de história. Elas vão querer saber o que vai acontecer depois e no fim.

Portanto, use o storytelling para envolver as pessoas na sua apresentação. Encontre uma forma de encaixar uma história dentro do que você quer apresentar.

Comunicação Persuasiva e Oratória - Altiva Brasil
Comunicação Persuasiva e Oratória – Altiva Brasil

Olhe para o público durante a fala

Esse é um fator determinante para garantir que haja uma conexão ainda maior entre o orador e o público. Mesmo que a plateia seja grande, é importante que você olhe para o seu público na hora de falar. Isso fará a sua jornada ser ainda mais tranquila, já que falar com pessoas é mais aceitável para o cérebro do que falar com multidões.

Postura e movimentos

Uma das técnicas de oratória que você precisa considerar na hora de falar em público é a postura. Ela ajuda a prender a atenção das pessoas, principalmente quando você executa determinados gestos e ações, como andar do ponto A até o ponto B. A jornada fica mais dinâmica.

Domine o assunto que você está falando (sem decorar)

Muita gente acredita que uma das técnicas de oratória mais fáceis de executar é decorar a fala. No entanto, isso não é saudável para a apresentação, já que pode deixá-la extremamente engessada e sem propósito vivo.

Portanto, domine o assunto que você vai apresentar e se envolva com ele. Tente viver esse tópico de maneira natural e assim as sinapses serão montadas na hora de apresentar. Este item também é importante para quem precisa vender ao telefone. Na Altiva Brasil você encontra o Curso de Fechamento de Vendas por Telefone em Blumenau, ministrado por professores altamente qualificados.

Pausas não são um problema

Parar de falar ou dar pausas na sua apresentação não são usualmente um problema. Muito pelo contrário, na verdade. Se você utilizar as pausas de maneira coordenada, elas terão uma função muito importante de criar clímax e fazer as pessoas refletirem.

Melhore a sua Comunicação Persuasiva e Oratória - Altiva Brasil
Melhore a sua Comunicação Persuasiva e Oratória – Altiva Brasil

Use gatilhos mentais

A utilização de gatilhos mentais ajudam, e muito, a conduzir as pessoas até o fim de uma apresentação sem que elas se cansem O próprio storytelling é um gatilho mental que faz toda a diferença para conectar as pessoas.

Acredite em você

Não há ninguém melhor para acreditar em você, do que você mesmo. Portanto, essa é uma das técnicas de oratória mais importantes que você deve levar na sua bagagem: confiança. Confie no seu trabalho, na sua forma de falar e conduzir uma apresentação. Para desenvolver esse ponto, aconselhamos você a fazer um Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau, na Altiva Brasil.

Peça feedbacks

E por fim, peça feedbacks para quem te acompanhou. Melhorar a sua oratória é também uma questão de tempo e você precisa considerar que, para fazer isso, ouvir as pessoas e tentar entender os pontos de melhorias é importante.

Como estudar técnicas de oratória

Um bom curso de comunicação persuasiva e oratória vai te preparar para desenvolver uma fala confiante, persuasiva e humana. Desenvolva as melhores técnicas de oratória para construir habilidades de fala, para isso você pode se matricular no Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau da Altiva Brasil. Lembre-se: falar em público não é um dom. Mas sim, treino e desenvolvimento.

Conte com a Altiva Brasil para estudar e se aperfeiçoar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest