Aprenda a controlar sua ansiedade para falar em público!

Conteúdo do Post

Se você está fazendo um discurso em um casamento, na convenção de acionistas, em uma sala de aula da faculdade, apresentando um projeto a um grupo de investidores ou a diretoria da sua empresa, saiba que existem estratégias que você pode usar para dar a si mesmo uma vantagem quando se trata de lidar com a ansiedade. 

Tudo pode fazer diferença na sua fala: desde o ambiente que você fala, para quem você fala e o contato visual com o público, pode afetar seu nível de ansiedade ao falar em público. Por isso, neste artigo, eu vou te ajudar com algumas dicas e ideias para controlar a sua ansiedade para falar em público. Continue lendo!

Leia também o artigo: 12 Técnicas de Oratória para Melhorar sua Comunicação Persuasiva

Aprenda a controlar sua ansiedade para falar em público - Altiva Brasil
Aprenda a controlar sua ansiedade para falar em público – Altiva Brasil

Dicas para controlar a sua ansiedade ao falar em público

É importante montar uma rotina para controlar a ansiedade no dia de um discurso ou apresentação. Criar uma rotina que você sabe que vai colocá-lo em um bom estado de espírito e dar ao seu corpo a capacidade de manter um estado relaxado. 

Assim sendo, faça uma atividade física, evite comer muito, não tome café e nem coma chocolate no dia do discurso. A ingestão destes alimentos lhe deixará mais ansioso, e é tudo o que você não quer neste grande dia, não é mesmo? Para aprender essa e outras dicas, faça o Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau da Altiva Brasil.

Aprenda a aceitar alguma ansiedade

Mesmo os artistas mais experientes costumam experimentar um pouco de excitação nervosa antes de um desempenho – na verdade, a maioria acredita que um pouco de ansiedade realmente faz de você um bom orador. Aprenda a aceitar que você sempre estará um pouco ansioso no dia do discurso, mas isso é normal e comum. “Só se sente assim alguém que realmente é responsável e está interessado pelo tema e seu público”.

Controlar sua ansiedade para falar em público

Estabeleça metas

Em vez de falar apenas por falar, por que não torná-lo um objetivo pessoal para se tornar um excelente orador? Com a preparação adequada e muita prática não há qualquer razão para que alguém não possa se tornar muito bom em falar em público. Se falar bem em público não é o seu objetivo final, mesmo assim esta habilidade poderá lhe ajudar a desempenhar ainda melhor a sua atividade atual e se tornar o profissional que tanto sonha ser. Se para você não é um fim (a habilidade de falar em público) ela pode ser um meio que lhe ajudará a atingir o seu objetivo final.

Leia também o artigo: Mitos Sobre a Arte de Falar em Público

Controlar sua ansiedade para falar em público
Como controlar a ansiedade para falar em público?

Você é autoridade naquele assunto para as pessoas

Antes de mais nada, lembre-se: você é autoridade naquele assunto. Para as pessoas que estão te ouvindo ou parando para entender o que você tem a dizer, você é a autoridade máxima naquele tema. Logo, tudo o que você disser, vai soar como importante e interessante.

Isto não quer dizer que você não tenha que se preparar. Mas sim, quer dizer que a sua ansiedade pode ser um pouco amenizada, de maneira que o momento seja mais tranquilo e você não tenha tanto medo do que as pessoas vão achar de você, durante a sua apresentação.

Para aprender a falar em público, entre em contato com a Altiva Brasil e inscreva-se no Curso de Comunicação Persuasiva e Oratória em Blumenau.

Use técnicas de vendas para apresentações de vendas

Se a sua apresentação for de vendas, é importante usar gatilhos de persuasão e também técnicas de vendas em geral. Ao criar uma apresentação dinâmica com início, meio e fim de maneira planejada, as chances de converter leads ou clientes aumentam exponencialmente.

Dicas para controlar a sua ansiedade ao falar em público
Dicas para controlar a sua ansiedade ao falar em público

Por isso, recomendo que você dê uma olhada nos nossos dois artigos sobre a técnica PAREP de vendas e a técnica SPIN. Ambas te ajudarão a conduzir uma apresentação de maneira sistêmica, mas não robotizada, a fim de converter ou despertar a atenção e o interesse das pessoas ainda mais.

Estimo sucesso a você em suas próximas apresentações. Se precisar de ajuda pode me contatar via Skype: altiva.brasil, ou Facebook.

Forte abraço,

Antonio Carlos Cardoso

Diretor da Altiva Brasil Soluções em Treinamentos

Controlar sua ansiedade para falar em público
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest